terça-feira, 18 de novembro de 2014

Urucum é planta que produz corante natural

Corantes naturais são empregados na indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e têxtil
O urucueiro é uma planta perene, originária da América Tropical, ou seja, da faixa de terra do continente americano compreendida entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, utilizada para produzir corantes naturais. Trata-se de uma cultura de médio porte, que produz por mais de 20 anos. Em nosso país, ela é nativa dos estados do Amazonas, do Pará, do Maranhão, do Ceará e da Bahia, mas é cultivada também em outros estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, entre outros.

No Brasil, a utilização do urucum foi, primeiramente, feita pelos índios, com o objetivo de obter um corante que servia de pintura para seus corpos e para a proteção da pele contra picadas de insetos e dos raios solares. Atualmente, esses são empregados na 
indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e têxtil. A famosa tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Essa espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos.

O principal produto extraído do urucueiro é a bixina, que é uma substância que se encontra no pericarpo, ou seja, na camada de cobertura das sementes. A partir dessa substância, é possível obter os corantes naturais, com excelentes propriedades. A cada dia é maior o número de indústrias, principalmente as de alimentos, que vêm substituindo os corantes artificiais, utilizados na fabricação de seus produtos, pelos naturais. E essa é a principal razão que vem contribuindo muito para com a expansão da cultura do urucueiro, tornando-a uma boa opção de renda para o produtor.
            
A famosa tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos.
Para a exploração comercial do urucum, é necessário ter conhecimentos sobre alguns aspectos importantes, referentes às características botânicas, aos tipos de solos mais adequados ao seu cultivo; às influências das condições climáticas no seu desenvolvimento e quais são as cultivares mais indicadas para os cultivos comerciais.

Com o objetivo de apresentar a técnica de produção do urucum, abordando a escolha dos cultivares, a produção de mudas, o preparo do solo, plantio, tratos culturais, a colheita e obtenção das sementes e a produção de corantes na fazenda, o CPT – 
Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais”, no qual você receberá  informações do professor Abel Rebouças de São José, Doutor em fruticultura, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O mercado de grãos de urucum tem-se mantido firme, com elevações significativas dos preços. Existem muitas indústrias trabalhando com a planta. Há uma forte valorização dos produtos naturais, pois o uso de corantes artificiais, cujas formulações possuem propriedades cancerígenas, tem sido evitado em países como os Estados Unidos, Japão e alguns da Europa, o que vem criando boas possibilidades para exploração.


AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br

Leia mais: 
http://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/artigos/urucum-e-planta-com-belas-flores-e-frutos-atrativos-que-produz-corante-natural#ixzz3JSBz1dSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário