terça-feira, 18 de novembro de 2014

Andiroba




A andiroba (Carapa guianensis) é uma planta medicinal também conhecida como andirova, angirova, carapa, andiroba-branca, carapinha, camaçari, castanha-mineira, dentre outros nomes populares. Pertence a família das Meliacéas.
Benefícios da andiroba
A andiroba é comumente adicionada a sabonetes, cremes e shampoos na indústria cosmética, além de ser utilizado para ajudar a preservar e proteger móveis de cupins e outros insetos. Tribos indígenas da Amazônia utilizam a casca e as folhas da andiroba em forma de chá para aliviar febres e vermes intestinais, além de aplicar o chá topicamente em úlceras, picadas de insetos, parasitas de pele e couro cabeludo e outros problemas na epiderme. Para ajudar a digestão, a casca é embebida em água por um dia e um cálice é tomado antes das refeições.
Caboclos e populações ribeirinhas produzem sabões com andiroba para repelir insetos e tratar diversas condições da pele. Os povos da Amazônia também usam o óleo de andiroba como combustível em lamparinas para iluminação. Velas feitas com óleo de andiroba para repelir mosquitos. A andiroba também é utilizada topicamente para picadas de insetos e infecções de ouvido. A decocção da casca usada internamente estimula a digestão. No Brasil, o óleo da fruta é usada internamente para tratar a tosse e aplicado topicamente para remover carrapatos.
Em estudos in vitro, a casca da andiroba demonstrou atividade contra o câncer, sendo que algumas das pesquisas mais recentes têm se concentrado em possíveis atividades anticancerígenas da árvore. Em 2002, pesquisadores relataram que o óleo de semente de andiroba pode prevenir e até reverter à displasia cervical¹. A displasia cervical é uma condição pré-cancerosa, que pode muitas vezes se transformar em câncer cervical. Além disso, a folha, casca, sementes e flores têm mostrado alguma atividade in vitro contra células de câncer sarcoma.
Contraindicações e efeitos colaterais da andiroba
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.
História e curiosidades
Os índios brasileiros da tribo Mundurucu, povo de tradição guerreira do Vale do Tapajós (localizado no Pará), tradicionalmente utilizava o óleo de Andiroba para mumificar cabeças humanas tomadas como troféus de guerra. O óleo de andiroba é um bom combustível natural, pouco poluente, utilizado em lampiões na floresta tropical. No início do século 1800, as lâmpadas públicas de Belém eram abastecidas com óleo de andiroba. A madeira da árvore é considerado de excelente qualidade para a carpintaria, sendo a mesma conhecida como mogno-brasileiro. A espécie Carapa guianensis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
¹Natural Products Reported as Potential Inhibitors of Uterine Cervical Neoplasia . Marcelo Dantas de MOURA, Juberlândia de Sousa e SILVA, Rinalda Araújo Guerra de OLIVEIRA; Margareth de Fátima Formiga Melo DINIZ; José Maria BARBOSA-FILHO



http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/andiroba.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário