domingo, 23 de novembro de 2014

A teoria do flogístico tinha por objetivo explicar a característica da combustão dos materiais

Descrição: A teoria do flogístico tinha por objetivo explicar a característica da combustão dos materiais.
 Flogístico era o nome usado no século XVIII para uma suposta substância que surgia durante os processos de combustão. A teoria do flogístico foi desenvolvida nos primeiros anos da década de 1700 pelo químico e físico alemão Georg Ernst Stahl (1660-1734). Essencialmente Stahl assumiu que materiais combustíveis, como carvão ou madeira, eram ricos em "flogístico". Durante a combustão haveria uma liberação desta substância invisível que é o flogístico. Após a combustão, o que sobrava não continha mais flogístico e, portanto, não poderia mais queimar. Descrição: flogistico2
A oxidação dos metais também envolvia a transferência de flogístico. Por acaso, a fundição dos metais era consistente com a teoria do flogístico. Carvão vegetal também perde peso com a combustão, o que reforçava a teoria de Stahl.
            Mas o químico francês Lavoisier (1743-1794) demonstrou que o ganho de peso quando um metal se oxidava, em um recipiente fechado, era equivalente à perda de peso de ar preso no vaso. Lavoisier demonstrou Descrição: Lavoisiertambém que a presença de oxigênio era imprescindível na combustão, e que nenhum material queimava na ausência de oxigênio. Assim, abandonou-se a teoria do flogístico, que na verdade não existe, e em seu lugar ficou a descoberta de que a combustão é apenas uma reação com o oxigênio, prescindindo da existência de qualquer substância como o flogístico.


http://www.clubedaquimica.com/index.php?option=com_content&view=article&id=122:o-que-e-flogistico&catid=35:historias-da-quimica&Itemid=48  acessado em 22/11/2014 às 17:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário