domingo, 23 de novembro de 2014

Significado de Iatroquímica

sf (iatro+química) Doutrina médica que surgiu durante o século XVI, a qual atribuía a causas químicas tudo o que se passava no organismo, são ou enfermo.
Resultando de uma mistura de alquimia e princípios de Paracelsus, surgiu a iatroquímica (química médica), que pode ser definida como um conjunto de idéias que tentavam explicar o funcionamento do corpo humano (e de todos os seres vivos), a ação dos organismos e das doenças segundo os processos químicos.
A alquimia buscava transformar qualquer metal em ouro e para procurar o processo que permitiria tal proeza, fez com que muitos alquimistas realizassem experiências sem critérios bem estabelecidos. Com tantos experimentos, muitas novas substâncias químicas foram descobertas, e a iatroquímica pregava o uso dessas substâncias no tratamento de doenças. Paracelsus contribuiu de forma significativa para o movimento da ''química médica'', pois achava que a medicina e a farmácia deveriam se basear em leis físicas e químicas, os
Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia - Departamento de Química
Licenciatura em Química - História da Química 2 iatroquímicos formulavam muitas de suas idéias baseando nos pensamentos de Paracelsus, porém, rejeitando a filosofia química.
A maioria dos iatroquímicos era formada por médicos que foram severamente criticados por suas idéias, pois eram considerados especuladores e cientistas que não se preocupavam com a vida de seus pacientes. Apesar de toda a crítica, a iatroquímica conseguiu ampliar e modificar muitos tratamentos de doenças e fornecer condições para o desenvolvimento da farmacologia.
Podemos destacar o trabalho de três iatroquímicos daquela época: Franz de le Boe (Sylvius), Thomas Willis e Joan Baptista Van Helmont.
Os iatroquímicos, contudo, influenciaram mais fortemente a terapêutica, introduzindo numerosas substâncias no tratamento das doenças, sobretudo compostos de mercúrio (Hg), arsênio (As), antimônio (Sb), bismuto (Bi) e ferro (Fe). Alguns destes compostos tiveram sua utilidade comprovada no decorrer do tempo, enquanto outros foram abandonados por sua ineficácia ou toxicidade. Destes últimos pode-se citar como exemplo o cloreto mercuroso ou calomelano, usado como purgativo e anti-séptico intestinal, e que produziu

Enciclopédia Larousse Cultural http://www.f.ul.pt/paginas/jpsdias/Farmacia-e-Historia/node73.html http://www.lapemm.ufba.br/historia.htm http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/SylviusF.html https://w.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/0015/index.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Willis http://pt.wikipedia.org/wiki/Acalasia http://proquimica.iqm.unicamp.br/iatroquimica.htm consultado dia 22/11/14  22:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário